Cursos
Curso de Marketing Político e Eleitoral
Objetivo: Capacitar e habilitar as pessoas para atuar, em nível estratégico, em campanhas políticas, seja tradicional (partidárias) ou em outras entidades. O curso, em todos os seus módulos, buscará discutir o Marketing Político e Eleitoral considerando os cenários decorrentes da conjuntura política de todo o País.
Duração do Curso: 42 horas
Público: Pessoas interessadas em atuarem ou que pretendem atuar em campanhas políticas de todos os gêneros.
Conteúdo Programático
• Conceitos e definições (função, conceito, diferença entre marketing político e eleitoral; ideologias, estado; poder; a batalha dos sistemas; os aparelhos do estado.
• Histórico (fase de produção; fase da propaganda; fase do surgimento do marketing eleitoral; marketing de redes sociais)
• Objetivo do marketing político (definição de objetivos da campanha de propaganda política governamental e eleitoral)
• Sistema de marketing (candidato; eleitor; comunicação estratégica)
• Estratégia de marketing político (identificação de oportunidade; análise de macroambiente; análise dos partidos; análise dos candidatos; candidato como produto; pesquisa; levantamento de recursos necessários; diretrizes da campanha)
• Plano de marketing político (definição de objetivos)
• Planejamento de campanha (posicionamento estratégico; propaganda política e eleitoral; comício; merchandising eleitoral; meios de divulgação; o papel das agências; contrapropaganda)
• Trabalho prático: gravação em vídeo de propaganda eleitoral ou política
• Avaliação dos resultados
Curso Modular de Gestão da Marca Pessoal
Construindo uma carreira de sucesso
Objetivo: Incentivar o desenvolvimento de carreiras com sucesso econômico e equilíbrio emocional, bem como, aproveitar as oportunidades e os desafios que a instabilidade de mercado apresenta.
Duração de cada módulo: 60h (exceção do módulo 5 que é de 120h)
Público: todas as pessoas que desejam desenvolver uma carreira planejada e de sucesso.
Módulo 1 – Marketing Pessoal
Capacitação ao Profissional Moderno
Conteúdo programático
- Contexto Mercadológico: Apresentação inicial; Excelência no atendimento e Habilidades Interpessoais (Como adquirir e desenvolver segurança e autoconfiança)
- Gestual (Trabalho de expressão corporal e domínio da gesticulação; Desenvoltura)
- Apresentação Pessoal: cartões de visita; modo de falar; vestuário (como vestir-se de maneira adequada); Entrevista de emprego
- Voz (Aquecimento e desaquecimento da voz; Impostação de voz e Timbre de voz: Trabalho de controle emocional através da correta respiração
- Relacionamento (Viva o problema do outro); Redação (Comunicação Impressa e Digital)
- Comunicação Verbal (Maneirismos e Improviso; Desinibição (Estado emocional e comunicação; Como dominar o medo e a inibição)
- Noções de Etiqueta Social e Profissional; Ética e Postura Profissional
- Comunicação Verbal (Preparação psicológica para a comunicação; Aumento da espontaneidade; Desenvolvimento da autoconfiança e do entusiasmo e Desenvolvimento da expressividade)
- Elaboração de Currículo
Módulo 2 – Marketing Pessoal
Capacitação ao Profissional em Carreira
Conteúdo programático
- Marketing (Pessoal) e seus fundamentos
- Voz (Aprimoramento da oratória; Trabalho com dicção (articulação) das palavras
- Força interior; Poder da mente; Sucesso; Adaptabilidade às novas tendências de mercado (como quero ser percebido)
- Superação do nervosismo (taquicardia, sudorese, vermelhão, gagueira); Gestos e expressões faciais
- Comunicação verbal: O Contexto Externo (Sociedade e Mercado) – As mudanças no mundo (Globalização e suas dimensões); Impactos na vida pessoal e profissional; O trabalho e sua função na vida do indivíduo e na sociedade; As influências externas na motivação da equipe; A arquitetura do EU (o design pessoal, atributos do produto pessoal; as tratativas dos pontos fortes x pontos fracos)
- Comunicação verbal: O uso da linguagem e comportamento; Técnicas para falar em público
- Relacionamento: Soluções práticas para economizar tempo; Ética e Relacionamento
- Significação (Escutando e lendo mensagens não-verbais; feedback); Arte da palavra
- Elaborar currículo focado na oportunidade profissional
Módulo 3 – Marketing Pessoal
Capacitação ao Profissional como Marca Pessoal
Conteúdo programático
- Marketing Pessoal; Marca Pessoal; Formação da Imagem Autoconhecimento; perspectiva de carreira; tendências de mercado; mundo globalizado
- Voz: Explicação dos cuidados que devemos ter com a nossa voz; Trabalho com ênfase, projeção e entonação vocal
- Comunicação verbal: As Variáveis Organizacionais – O dinamismo organizacional; Criatividade versus frustração no ambiente de trabalho; Comportamento humano nas organizações; Motivação como problema individual; Motivação e hedonismo; A questão da adesão permanente à empresa; A construção da imagem – marketing mix (composto mercadológico/4P’s; Composto da comunicação 4C’s; a arte de se apresentar e aparecer;
- Comunicação verbal: Eliminação de cacoetes: “né”, “ta”, “daí”, realmente”, “bem”: Administrando o medo de falar em público; Qualidade na Comunicação
- Redação: Comunicação – Enviando mensagens interpessoais; Relacionamento: Resolução de problemas –Tomada ética de decisões; Solução criativa de problemas; Resolução de conflitos; Dicas de como utilizar adequadamente os recursos audiovisuais; Apresentação de trabalhos acadêmicos, debate, saudações, técnicas para preparar um discurso, palestra e apresentação, como utilizar os recursos didáticos durante a apresentação; como fazer apresentação de sucesso.
- Trabalho em grupo/equipe: Transformando um Grupo em Equipe; Vantagens de se formar uma Equipe; Ética e Trabalho em Equipe(questão de equidade e assédio moral)
- Carreira: Meritocracia (estratégia e planejamento) Desenvolvimento do Plano Individual de Marketing Pessoal
- Elaboração do Currículo (biográfico e fotobiográfico)
Módulo 4 – Marketing Pessoal
Capacitação ao Profissional para exercer a Liderança
Conteúdo Programático
- Marketing Pessoal – (Marca.com); Exigências do mercado
- Voz: Processo de comunicação e ciclo da comunicação oral
- Habilidades interpessoais: Motivação – Definição de metas; Coaching (treinamento), Counseling (aconselhamento-observação) e Mentoria; Empowerment (empoderamento) e Delegação
- Comunicação verbal: Tipos de Oradores e Comunicadores; Comunicação (O que a comunicação representa na vida pessoal e profissional; Vinculação com o sucesso ou fracasso pessoal e profissional;
- Liderança Inovadora: Conceitos Básicos: Como ser um Líder de Sucesso; Liderança X Poder; Pilares de uma empresa com Líder (Paciência; Gentileza; Humildade; Respeito; Altruísmo; Perdão; Honestidade; Compromisso); Por que os líderes falham. Quando a liderança é a causa do fracasso da empresa; Blindagem contra crises, fofoca e comentários negativos; Como criar um ambiente que privilegie o bem-estar coletivo; Busque a solução como se fosse para você;
- Comunicação como uma competência estratégica e relacional; Conceitos usuais; Fonte da comunicação – linguagem; Instrumento da comunicação – personalidade;
- Liderança – Política; Persuasão; Estilos de Liderança; Gestão da Mudança; Informação, Conhecimento e Inteligência Emocional; Redes Sociais
- Comunicação verbal: Barreiras da comunicação devidas à linguagem e à personalidade; Técnica da comunicação – maneira como ela ocorre; Conteúdo – aquilo que se quer comunicar; Elementos da técnica de comunicação (gestos, palavras, tom de voz)
- Apresentação da Marca Pessoal através da Comunicação Estratégica Digital
Módulo 5 – Marketing Pessoal
Capacitação ao Profissional – Especialização
Conteúdo Programático
- Normas para Apresentação de Documentos Científicos
- Normas para Apresentação de Documentos Científicos
- Atendimento para orientação individual
- Atendimento para orientação individual
- Atividade extra: Elaboração de um artigo sobre Gestão da Marca Pessoal
Curso de Especialização em Semiótica Básica
A criação poética na linguagem do cinema e televisão
Objetivo: compreender a significação dos signos contemporâneos emitidos pelos meios de comunicação e comportamentos sociais preestabelecidos pela sociedade de consumo.
Duração: 60h
Público: pessoas interessadas em ampliar conhecimentos sobre significação e re-significação da ideologia de consumo dominante na sociedade moderna.
Conteúdo Programático
- Considerações Gerais sobre semiótica
- Semiótica no século XX
- Atos semióticos
- Significação: o processo semântico
- A concepção mentalista: signo como estrutura semântica
- A semântica como estudo do sentido
- A teoria sígnica de Saussure
- A semiótica: os códigos sociais
- Exercício: criação de um personagem seu contexto
- Exercício: gravação da criação do personagem e seu contexto
* Os cursos são desenvolvidos em parceria com o ICAB – Instituto de Ciências e Artes do Brasil. Fone (51) 3232 7981 ou 9676 2730, Porto Alegre, RS.