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Cursos

Curso de Marketing Político e Eleitoral
Objetivo: Capacitar e habilitar as pessoas para atuar, em nível estratégico, em campanhas políticas, seja tradicional (partidárias) ou em outras entidades. O curso, em todos os seus módulos, buscará discutir o Marketing Político e Eleitoral considerando os cenários decorrentes da conjuntura política de todo o País.

Duração do Curso: 42 horas

Público: Pessoas interessadas em atuarem ou que pretendem atuar em campanhas políticas de todos os gêneros.

Conteúdo Programático
Conceitos e definições (função, conceito, diferença entre marketing político e eleitoral; ideologias, estado; poder; a batalha dos sistemas; os aparelhos do estado.

Histórico (fase de produção; fase da propaganda; fase do surgimento do marketing eleitoral; marketing de redes sociais)

Objetivo do marketing político (definição de objetivos da campanha de propaganda política governamental e eleitoral)

Sistema de marketing (candidato; eleitor; comunicação estratégica)

Estratégia de marketing político (identificação de oportunidade; análise de macroambiente; análise dos partidos; análise dos candidatos; candidato como produto; pesquisa; levantamento de recursos necessários; diretrizes da campanha)

Plano de marketing político (definição de objetivos)

Planejamento de campanha (posicionamento estratégico; propaganda política e eleitoral; comício; merchandising eleitoral; meios de divulgação; o papel das agências; contrapropaganda)

Trabalho prático: gravação em vídeo de propaganda eleitoral ou política

Avaliação dos resultados

Curso Modular de Gestão da Marca Pessoal

Construindo uma carreira de sucesso 

 Objetivo:  Incentivar o desenvolvimento de carreiras com sucesso econômico e equilíbrio emocional, bem como, aproveitar as oportunidades e os desafios que a instabilidade de mercado apresenta.

Duração de cada módulo: 60h (exceção do módulo 5 que é de 120h)

Público: todas as pessoas que desejam desenvolver uma carreira planejada e de sucesso.

Módulo 1  – Marketing Pessoal

Capacitação ao Profissional Moderno

 Conteúdo programático

  • Contexto Mercadológico: Apresentação inicial; Excelência no atendimento e Habilidades Interpessoais (Como adquirir e desenvolver segurança e autoconfiança)
  • Gestual (Trabalho de expressão corporal e domínio da gesticulação; Desenvoltura)
  • Apresentação Pessoal: cartões de visita; modo de falar; vestuário (como vestir-se de maneira adequada);  Entrevista de emprego
  • Voz (Aquecimento e desaquecimento da voz; Impostação de voz e Timbre de voz: Trabalho de controle emocional através da correta respiração
  • Relacionamento (Viva o problema do outro); Redação (Comunicação Impressa e Digital)
  • Comunicação Verbal (Maneirismos e Improviso; Desinibição (Estado emocional e comunicação; Como dominar o medo e a inibição)
  • Noções de Etiqueta Social e Profissional; Ética e Postura Profissional
  • Comunicação Verbal (Preparação psicológica para a comunicação; Aumento da espontaneidade; Desenvolvimento da autoconfiança e do entusiasmo e Desenvolvimento da expressividade)
  • Elaboração de Currículo

 

Módulo 2 – Marketing Pessoal

Capacitação ao Profissional em Carreira

 Conteúdo programático

  • Marketing (Pessoal) e seus fundamentos
  • Voz  (Aprimoramento da oratória; Trabalho com dicção (articulação) das palavras
  • Força interior; Poder da mente; Sucesso; Adaptabilidade às novas tendências de mercado (como quero ser percebido)
  • Superação do nervosismo (taquicardia, sudorese, vermelhão, gagueira); Gestos e expressões faciais
  • Comunicação verbal: O Contexto Externo (Sociedade e Mercado) – As mudanças no mundo (Globalização e suas dimensões); Impactos na vida pessoal e profissional; O trabalho e sua função na vida do indivíduo e na sociedade; As influências externas na motivação da equipe; A arquitetura do EU (o design pessoal, atributos do produto pessoal; as tratativas dos pontos fortes x pontos fracos)
  • Comunicação verbal: O uso da linguagem e comportamento; Técnicas para falar em público
  • Relacionamento: Soluções práticas para economizar tempo; Ética e Relacionamento
  • Significação (Escutando e lendo mensagens não-verbais; feedback); Arte da palavra
  • Elaborar currículo focado na oportunidade profissional

 

Módulo 3 – Marketing Pessoal

Capacitação ao Profissional como Marca Pessoal

 Conteúdo programático

  • Marketing Pessoal; Marca Pessoal; Formação da Imagem Autoconhecimento; perspectiva de carreira; tendências de mercado; mundo globalizado
  • Voz:  Explicação dos cuidados que devemos ter com a nossa voz; Trabalho com ênfase, projeção e entonação vocal
  • Comunicação verbal: As Variáveis Organizacionais – O dinamismo organizacional; Criatividade versus frustração no ambiente de trabalho; Comportamento humano nas organizações; Motivação como problema individual; Motivação e hedonismo; A questão da adesão permanente à empresa; A construção da imagem – marketing mix (composto mercadológico/4P’s; Composto da comunicação 4C’s; a arte de se apresentar e aparecer;
  • Comunicação verbal: Eliminação de cacoetes: “né”, “ta”, “daí”, realmente”, “bem”: Administrando o medo de falar em público; Qualidade na Comunicação
  • Redação: Comunicação Enviando mensagens interpessoais; Relacionamento: Resolução de problemas –Tomada ética de decisões; Solução criativa de problemas; Resolução de conflitos; Dicas de como utilizar adequadamente os recursos audiovisuais; Apresentação de trabalhos acadêmicos, debate, saudações, técnicas para preparar um discurso, palestra e apresentação, como utilizar os recursos didáticos durante a apresentação; como fazer apresentação de sucesso.
  • Trabalho em grupo/equipe: Transformando um Grupo em Equipe; Vantagens de se formar uma Equipe; Ética e Trabalho em Equipe(questão de equidade e assédio moral)
  • Carreira: Meritocracia (estratégia e planejamento) Desenvolvimento do Plano Individual de Marketing Pessoal
  • Elaboração do Currículo (biográfico e fotobiográfico)

Módulo 4 – Marketing Pessoal

Capacitação ao Profissional para exercer a Liderança

 Conteúdo Programático

  • Marketing Pessoal – (Marca.com); Exigências do mercado
  • Voz: Processo de comunicação e ciclo da comunicação oral
  • Habilidades interpessoais: MotivaçãoDefinição de metas; Coaching (treinamento), Counseling (aconselhamento-observação) e Mentoria; Empowerment (empoderamento) e Delegação
  • Comunicação verbal: Tipos de Oradores e Comunicadores; Comunicação (O que a comunicação representa na vida pessoal e profissional; Vinculação com o sucesso ou fracasso pessoal e profissional;
  • Liderança Inovadora: Conceitos Básicos: Como ser um Líder de Sucesso; Liderança  X  Poder; Pilares de uma empresa com Líder (Paciência; Gentileza; Humildade; Respeito; Altruísmo; Perdão; Honestidade; Compromisso); Por que os líderes falham. Quando a liderança é a causa do fracasso da empresa; Blindagem contra crises, fofoca e comentários negativos; Como criar um ambiente que privilegie o bem-estar coletivo; Busque a solução como se fosse para você;
  • Comunicação como uma competência estratégica e relacional; Conceitos usuais; Fonte da comunicação – linguagem; Instrumento da comunicação – personalidade;
  • LiderançaPolítica; Persuasão; Estilos de Liderança; Gestão da Mudança; Informação, Conhecimento e Inteligência Emocional; Redes Sociais
  • Comunicação verbal: Barreiras da comunicação devidas à linguagem e à personalidade; Técnica da comunicação – maneira como ela ocorre; Conteúdo – aquilo que se quer comunicar; Elementos da técnica de comunicação (gestos, palavras, tom de voz)
  • Apresentação da Marca Pessoal através da Comunicação Estratégica Digital

 

Módulo 5 – Marketing Pessoal

Capacitação ao Profissional – Especialização

 Conteúdo Programático

  • Normas para Apresentação de Documentos Científicos
  • Normas para Apresentação de Documentos Científicos
  • Atendimento para orientação individual
  • Atendimento para orientação individual
  • Atividade extra: Elaboração de um artigo sobre Gestão da Marca Pessoal

 

Curso de Especialização em Semiótica Básica

A criação poética na linguagem do cinema e televisão

 Objetivo: compreender a significação dos signos contemporâneos emitidos pelos meios de comunicação e comportamentos sociais preestabelecidos pela sociedade de consumo.

 Duração: 60h

Público: pessoas interessadas em ampliar conhecimentos sobre significação e re-significação da ideologia de consumo dominante na sociedade moderna.

 Conteúdo Programático

  • Considerações Gerais sobre semiótica
  • Semiótica no século XX
  • Atos semióticos
  • Significação: o processo semântico
  • A concepção mentalista: signo como estrutura semântica
  • A semântica como estudo do sentido
  • A teoria sígnica de Saussure
  • A semiótica: os códigos sociais
  • Exercício: criação de um personagem seu contexto
  • Exercício: gravação da criação do personagem e seu contexto

 

* Os cursos são desenvolvidos em parceria com o ICAB – Instituto de Ciências e Artes do Brasil. Fone (51) 3232 7981 ou 9676 2730, Porto Alegre, RS.

) Participe (

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