Depois de 82 anos, a Academia de Hollywood concedeu o principal prêmio a mulher, rompendo assim com uma tradição quase que secular de somente dar o prêmio aos homens.
Com seis estatuetas, “Guerra ao Terror” foi o grande vencedor do Oscar 2010. O longa venceu as principais categorias da 82ª edição da maior festa do cinema mundial, realizada no Teatro Kodak, em Los Angeles, incluindo as de melhor filme e direção para Kathryn Bigelow, a primeira mulher a levar o prêmio.
O longa sobre uma unidade antibombas do exército norte-americano no Iraque também levou as estatuetas de melhor roteiro original, montagem, som e edição de som. “Eu gostaria de dedicar isto às mulheres e aos homens no serviço militar que arriscam suas vidas diariamente no Iraque, Afeganistão e ao redor do mundo”, disse Bigelow.
Já o principal concorrente do filme, “Avatar”, acabou vencendo apenas em categorias técnicas. O blockbuster em 3D de James Cameron – ex-marido de Bigelow – foi premiado por efeitos visuais, fotografia e direção de arte.