por Eloá Muniz
A Zenith Optimedia realizou estudo em que a Internet aparece como terceira maior mídia do mundo. Está à frente das revistas e já se aproxima dos jornais.
A rede conquistou em todo o mundo um investimento da ordem de US$ 55 bilhões e, dessa maneira, detêm 12,6% da verba publicitária ficando atrás apenas dos jornais, com 23,1%, e da televisão, com 39,4%. As revistas estão agora em quarto lugar, com 10,3%.
Para 2012 a projeção é atingir o share de 17,1%, a Internet se aproxime dos jornais, que deverão contar com 19,4% dos investimentos. A Zenith também prevê um crescimento do mercado publicitário de 2,2% em 2010 na comparação com 2009, ano que teve uma queda próxima a 10%. A expectativa é que os investimentos cheguem à US$ 456 bilhões em todo o mundo neste ano e que, para os anos seguintes, o mercado cresça mais 4,1% em 2011 e outros 5,3% em 2012.
Se o estudo for dividido por regiões, a América Latina se destaca. Após um ano registrando o crescimento irrisório de 0,4%, 2010 promete uma alta de 9,3%, o que representa a movimentação de cerca de US$ 33 bilhões, com possibilidade de chegar a US$ 38 bi em 2012. A América do Norte é a região que passa por mais dificuldades, e a publicidade dos Estados Unidos deverá fechar com investimentos abaixo de 2009, cerca de 2% menos. O mercado europeu deverá crescer 0,4%, enquanto a Ásia subirá na casa de 5,9%.
Após 18 meses revisando para baixo as expectativas, a empresa apontou, em um estudo anterior, a possibilidade de crescimento mundial de apenas 0,9%, portanto esse é o segundo relatório consecutivo com revisão para cima.