Ao conquistar Medalha de Ouro no salto com vara Fabiana Murer se tornou a primeira mulher a ganhar um Mundial na modalidade olímpica.
Ela venceu a prova de salto com vara e superou a sempre favorita, Yelena Isinbayeva, medalha de ouro em Pequim no ano de 2008. A prova foi no último domingo, dia 13 de março, no Mundial de Indoor de Doha, no Catar, quando Murer saltou 4m80cm, superando a também russa Suetlana Feafanova e a polonesa Anna Rogowka.
Fabiana atingira a quinta posição no último Mundial Indoor de Berlim, em 2009. Atleta de ponta, ela seguiu treinando com afinco e disposta a superar seus índices. Murer é um destaque numa modalidade que os homens tem predomínio com 11 ouros, mas esta conquista a coloca num patamar superior.
Há dois anos ela foi protagonista de uma história estranha na Olimpíada de Pequim, em 2008, quando não pode competir com a vara a qual estava com que estava acostumada a treinar e com qual queria competir. O acessório simplesmente sumiu na hora da prova e Fabiana perdeu a concentração na tentativa de encontrar o instrumento. Em decorrência da desorganização chinesa perdeu a medalha de ouro, frustrando a atleta, que revoltada afirmou que jamais voltaria a competir naquele país asiático.
Fabiana Murer chegou de volta ao País na madrugada de hoje, 16 de março, no dia de seu aniversário. Ela completou 29 anos e pretende continuar o ritmo dos treinamentos, com vista à próxima Olimpíada prevista para o Brasil em 2016.
Medalha – Outra medalha conquistada no mesmo certame foi obtida por Keila Costa, que ficou com Bronze no salto triplo para mulheres. Sem a medalha Olímpica de Pequim – Mauren Maggi, Keila representou o Brasil e este terceiro lugar é significativo com vista às próximas competições e principalmente, quanto a Olimpíada de 2016, que será no Brasil.
Assista: